Busca avançada
Ano de início
Entree

Tetulia literaria dialogica entre criancas e adolescentes: articulacoes entre diferentes aprendizagens e ambitos da vida.

Processo: 05/53219-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Vanessa Cristina Girotto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Aprendizagem dialógica   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Dialogica | Criancas | Inteligencia Cultural | Leitura | Tertulia

Resumo

O objetivo desse projeto é o de investigar como crianças e adolescentes, que participam de uma atividade dialógica de leitura (Tertúlia Literária Dialógica), relatam e analisam suas aprendizagens e conhecimentos construídos neste espaço. Na investigação, o conceito e os princípios de aprendizagem dialógica, que dizem respeito a como as pessoas aprendem reportadas aos seus contextos de vida e como tal característica pode ser tomada para potencializar novas aprendizagens, são centrais. Para isso, esse estudo prevê, primeiramente, a inserção da pesquisadora no espaço de realização de uma Tertúlia Literária Dialógica, com o intuito de estabelecer diálogo igualitário entre ouvintes que refletem e discutem sobre uma obra literária escolhida em comum acordo, apresentando situações concretas e argumentando sobre suas interpretações com a intenção de validá-las. A partir dos registros em diário de campo, discutidos com as crianças e adolescentes participantes da pesquisa, serão analisadas as falas a respeito da conexão entre suas aprendizagens nesse ambiente e em outros externos a ele. Haverá, ainda, um grupo de discussão da temática, com familiares juntamente com suas crianças e adolescentes, para que possam expressar, de forma comunicativa as aprendizagens que percebem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)