Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade de uma intervencao cognitiva-comportamental para pacientes renais cronicos em tratamento dialitico e com depressao.

Processo: 04/08710-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo de Castro Cintra Sesso
Beneficiário:Priscila Silveira Duarte Pasqual
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Insuficiência renal crônica   Depressão   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bdi | Depressao | Insuficiencia Renal Cronica | Kdqol-Sf | Qualidade De Vida

Resumo

A depressão é o problema psicológico mais comum em pacientes com insuficiência renal crônica terminal (Kimmel, 2001;2002). Muitas vezes, no entanto, ela permanece subdiagnosticada nesta população (al-Hihi et al, 2003), impedindo uma intervenção adequada de tratamento. Um ensaio clínico não controlado ("antes e depois") para avaliar a efetividade de uma intervenção cognitivo-comportamental será aplicado em 50 pacientes que realizam hemodiálise na Unidade de tratamento dialítico do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Os materiais utilizados serão: Termo de consentimento livre e esclarecido; Ficha de identificação (com os aspectos clínicos e de tratamento) e os questionários Inventário Beck de Depressão - BDI (Cunha,2001) e o Kidney Disease and Quality of Life - Short Form -(KDQOL-SFTM) (Hays et al, 1997). Pacientes elegívies em hemodiálise, que apresentarem sintomas leves, moderados e graves de depressão, avaliados pelo BDI, receberão tratamento psicológico durante 6 meses, com sessões semanais estruturadas, totalizando 24 sessões, com duração de 2 horas cada sessão. Após 3-6 meses de intervenção os questionários serão reaplicados para avaliar se houve redução dos sintomas de depressão e melhora nas dimensões da qualidade de vida. Será estabelecido follow up de 6 meses após o término do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
DUARTE, PRISCILA SILVEIRA; MIYAZAKI, MARIA CRISTINA; BLAY, SERGIO LUIS; SESSO, RICARDO. . Kidney International, v. 76, n. 4, p. 414-421, . (04/08710-8)