Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tubo de calor circuitado (Loop Heat Pipe) para aplicações espaciais

Processo: 04/15578-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Róger Ribeiro Riehl
Beneficiário:Nadjara dos Santos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/08365-6 - Desenvolvimento, projeto e qualificação de tubos de calor circuitados (loop heat pipe - LHP) para uso no controle térmico de futuras missões espaciais, AP.JP
Assunto(s):Transferência de calor   Satélites artificiais   Controle térmico

Resumo

O desenvolvimento de sistemas bifásicos de controle térmico, para dissipação de calor em sistemas voltados ao uso aeroespacial, tem se tornado o foco de investigações nos últimos anos. No caso específico de satélites e outros equipamentos espaciais, o controle térmico de seus componentes muitas vezes impossibilita o uso de sistemas convencionais, tais como circuitos de líquido com bomba eletro-mecânica, devido ao alto consumo de energia, o qual, muitas vezes, não é disponível. Portanto, o uso de sistemas de controle térmico passivo em aplicações espaciais, que utilizam o calor dissipado pelos equipamentos, tem se tornado a opção mais indicada. Voltado a essa aplicação, tubos de calor têm sido utilizados em missões espaciais para promover o controle térmico de satélites, estruturas espaciais, painéis solares, baterias etc., como por exemplo, no programa CBERS I e II (China-Brazil Earth Resource Satellite), que conta com estes dispositivos fornecidos pela China. Porém, tubos de calor apresentam limitações que podem ser sanadas com a utilização de tubos de calor circuitados. No Brasil, o desenvolvimento dessa tecnologia está em andamento com a implementação de uma infra-estrutura voltada à fabricação, testes, qualificação e homologação para vôo, com o apoio da FAPESP através do projeto Jovem Pesquisador n° 03/08365-6. Este desenvolvimento está sendo realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), junto ao Laboratório de Térmica na Divisão de Mecânica Espacial e Controle. O desenvolvimento dessa tecnologia no INPE-DMC visa suprir uma necessidade atual no País, o qual não contava com um centro especializado no Estado de São Paulo voltado exclusivamente a essa atividade, além de contribuir com o programa CONTER que está sendo implementado neste instituto. A tecnologia gerada por este programa será transferida à indústria nacional visando o fornecimento não só de tubos de calor, mas também CPLs e LHPs para futuras missões espaciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIEHL‚ R.R.; DOS SANTOS‚ N. Loop heat pipe performance enhancement using primary wick with circumferential grooves. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 28, n. 14, p. 1745-1755, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.