Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao molecular das cepas de streptococcus penumoniae do sorotipo 1 isoladas de doenca invasiva no brasil em 3 decadas, 1977-2004.

Processo: 05/51325-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Cunto Brandileone
Beneficiário:Ana Carolina Chiou
Instituição Sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Streptococcus pneumoniae   Caracterização molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao Molecular | Sorotipo 1 | Streptococcus Pneumoniae

Resumo

O Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é o principal agente etiológico das pneumonias adquiridas na comunidade, um dos mais freqüentes agentes de meningites e bacteremias, como também é causa de otite média e sinusites. As infecções pneumocócicas ocorrem principalmente em crianças menores de 2 anos de idade e idosos acima de 65 anos. Com a alta prevalência do sorotipo 1 no Brasil, a não inclusão deste sorotipo na vacina pneumocócica conjugada e o aparecimento de 3 clones internacionais pertencentes a este sorotipo, os estudos de caracterizar molecularmente este sorotipo, torna-se importante a avaliação do mesmo como um dos principais agentes das infecções pneumocócicas. Objetivo: Caracterizar por método molecular as cepas do sorotipo 1 isoladas em diferentes regiões do Brasil; comparar os padrões genéticos encontrados no estudo com os perfis genéticos dos 3 clones internacionais do sorotipo 1. Material e método: As cepas de pneumococo sorotipo 1 isoladas de casos de doença invasiva em diferentes regiões brasileiras, no período de 1977 a 2004 serão estudadas. Os sorotipos foram determinados pela reação de Quellung utilizando antissoros policlonais produzidos. Para a caracterização molecular das cepas de penumococo sorotipo 1, se utilizará a eletroforese em campo pulsado dos fragmentos de DNA, após a digestão com enzima de restrição Sma I; os resultados serão comparados conforme os critérios estabelecidos por Tenover e comparados com os 3 clones internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)