Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de relacao estrutura-funcao da hipoxantina-guanina fosforibosiltransferase.

Processo: 05/50624-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Deyse de Souza Dantas
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pyrococcus horikoshii   Biologia estrutural   Xylella fastidiosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Estrutural | Estrutura-Funcao | Pyrococcus Horikoshii | Xanthonomas Axonopodis | Xylella Fastidiosa

Resumo

A hipoxantina-guanina fosforibosiltransferase (HGPRT) é uma enzima chave na via de salvamento das bases purínicas, que são utilizadas em muitos processos celulares. Numerosos estudos vem definindo o papel dos resíduos do sitio ativo dessa enzima. Alguns destes resíduos estão muito conservados e mutações levam a perda de eficiência catalítica. A aparição de novas seqüências gênicas provenientes dos projetos de sequenciamento de genomas mostram uma maior variabilidade para alguns destes resíduos importantes e considerados insubstituíveis. No genoma dos organismos Xylella fastidiosa, Xanthomonas axonopodis pv citri e Pyrococcus horikoshii existe um gene que foi anotado como HGPRT devido a sua homologia com as HGPRTs conhecidas. Estas seqüências apresentam algumas mudanças em resíduos do sítio ativo. Muitas das mudanças observadas não são toleradas por algumas das HGPRTs estudadas por meio de mutagênesis sítio-dirigida. Este projeto tem como objetivo o estudo destas novas enzimas visando um melhor entendimento da atividade enzimática e do papel dos resíduos do sítio ativo na catalise. O estudo também pretende definir, experimentalmente o tipo de atividade catalítica das enzimas em estudo. As diferenças observadas na seqüência poderiam refletir uma especificidade diferente das HGPRTs conhecidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Deyse de Souza. Caracterização estrutural e bioquimica da hipoxantina-guanina-xantina fosforribosiltransferase. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.