Busca avançada
Ano de início
Entree


Os efeitos da pinealectomia sobre a expressão de clock genes e lipogênese no tecido adiposo branco epididimal de ratos adultos Wistar.

Texto completo
Autor(es):
Talita da Silva Mendes de Farias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Bessa Lima; Jose Cipolla Neto; Rodrigo Antonio Peliciari Garcia; Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento; Maria Isabel Cardoso Alonso Vale
Orientador: Fabio Bessa Lima
Resumo

A melatonina, produzida pela pineal e secretada de maneira cíclica num período de 24 horas, possui ação na sincronização dos ritmos biológicos. Admitindo-se que a expressão circadiana dos clock genes está envolvida na regulação do metabolismo energético e que este padrão oscilatório está sob influência da melatonina, avaliamos o processo de incorporação de glicose em lipídeos no tecido adiposo de ratos controles e pinealectomizados e verificamos a interferência da pinealectomia na expressão dos genes relógio. Os resultados mostram que a pinealectomia alterou a expressão circadiana dos genes Clock, Per2 e Cry1, aumentou a expressão de Rev-erb (Zt 8) e alterou a expressão de Ppar. Ainda, provocou aumento nas concentrações séricas de corticosterona e diminuição nas de leptina. No entanto, o processo de incorporação de glicose em lipídeos não foi alterado. Sendo assim, concluímos que apesar da pinealectomia ter afetado eventos moleculares e metabólicos, quatro semanas de cirurgia ainda é curto para evidenciar repercussões metabólicas mais significativas no animal. (AU)

Processo FAPESP: 10/20719-1 - Melatonina, a expressão circadiana dos clock genes em tecido adiposo de ratos machos adultos e o controle da atividade lipolítica.
Beneficiário:Talita da Silva Mendes de Farias Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado