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A educação ambiental presente nos programas de uso público em parques estaduais localizados no município de São Paulo

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Autor(es):
Maíra Arantes Leite Wick
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Luciano Fernandes Silva
Resumo

Esse trabalho se volta para os processos educativos que ocorrem em Unidades de Conservação. Para empreender a seleção das Unidades de Conservação, delimitamos apenas aquelas situadas no município de São Paulo, em razão da localização geográfica e proximidade entre elas, que garantiria o acompanhamento das ações educativas realizadas. A partir deste contexto elaboramos o seguinte problema de pesquisa – que processos de educação ambiental têm sido estruturados em Unidades de Conservação? Importante destacar que diante do fato de que algumas pesquisas indicam baixa problematização teórico-prática nas propostas de educação ambiental no contexto brasileiro, esta investigação apresenta como principal objetivo compreender quais são os elementos que estruturam e que norteiam o desenvolvimento das atividades de educação ambiental atualmente implementadas em Unidades de Conservação, particularmente no Parque Estadual do Jaraguá, Parque Estadual da Cantareira e Parque Estadual da Serra do Mar. Buscamos também ponderar a influência que exerce o processo histórico de formalização da educação ambiental nestes espaços. A partir do problema de pesquisa elaborado, consideramos que esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. Os procedimentos de coleta de informações utilizados foram: busca pelos planos de manejo dos três parques selecionados, realização de observações sistematizadas acerca das práticas de educação ambiental desenvolvidas e entrevistas semiestruturadas com atores dos parques responsáveis pelo planejamento e execução das atividades de educação ambiental. As informações reunidas foram sistematizadas e analisadas com base em orientações da perspectiva da Análise de Conteúdo. Nossas análises indicam que os Parques empreendem ações de educação ambiental que buscam promover o reconhecimento e a valorização das unidades de conservação enquanto locais que desempenham importante papel... (AU)

Processo FAPESP: 12/25403-8 - A educação ambiental presente nos programas de uso público em Parques Estaduais localizados no Município de São Paulo
Beneficiário:Maíra Arantes Leite Wick
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado