Busca avançada
Ano de início
Entree


Social isolation in a group living fish impairs cognition

Texto completo
Autor(es):
Manuela Lombardi Brandão
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Eliane Gonçalves de Freitas; Victoria A. Braithwaite
Resumo

Para se ajustar a mudanças ambientais, os animais podem aprender sobre tais variações e modular seu comportamento de acordo com suas necessidades. Em alguns casos, no entanto, mudanças no ambiente social ou físico podem gerar estados de medo que levam a respostas de estresse fisiológico e que podem modificar a capacidade de um indivíduo em aprender, impactando negativamente o bem-estar desse animal. O isolamento social, por exemplo, além de estressante para animais sociais, pode proporcionar menor estimulação para esses indivíduos. Neste estudo, nós investigamos se o isolamento social prejudica habilidades de aprendizagem no ciclídeo Cichlasoma paranaense. Dois tratamentos foram comparados, um com indivíduos isolados e outro com peixes dominantes de um grupo social. A habilidade de associar uma pista visual com a comida acessível (recompensa) foi medida em uma tarefa espacial. De fato, menos peixes isolados foram capazes de aprender a tarefa. O resultado observado não se deveu a uma diferença na motivação geral para nadar, se alimentar ou explorar as opções de forrageamento. Os resultados indicam que o isolamento social para uma espécie de peixes normalmente social pode prejudicar a aprendizagem (AU)

Processo FAPESP: 12/10903-5 - Efeito do isolamento social sobre a aprendizagem no peixe Cichlasoma paranaense
Beneficiário:Manuela Lombardi Brandão
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado