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Supervisores de ensino da Rede Estadual de São Paulo: entre práticas e representações

Texto completo
Autor(es):
Rosaria de Fátima Boldarine
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Raquel Lazzari Leite Barbosa
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar as representações e práticas de leitura dos supervisores de ensino da rede estadual que atuam na cidade de São Paulo. O que se pretendeu explorar foram as questões relativas às representações sobre a ação supervisora e sobre as práticas de leitura de supervisores e a maneira como essas representações e práticas atuam no processo de supervisão, colaborando ou não para a melhoria dos processos de ensino aprendizagem e com o aperfeiçoamento da formação docente. A escolha dos sujeitos relacionou-se com a perspectiva de que, embora supervisores de ensino sejam partícipes efetivos de questões referentes à escola, nem sempre o enfoque pedagógico volta-se, especificamente, a eles. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia que, primordialmente, subsidiou o trabalho buscou apoio na triangulação sequenciada, utilizando questionários (232 questionários respondidos) e entrevistas semiestruturadas (13 entrevistas) como instrumentos de coleta de dados. Além disso, foi realizado um estudo dos documentos que situam a atuação do supervisor de ensino. Os resultados apontam para uma indefinição do papel do supervisor de ensino, assim como dificuldades em equilibrar as funções administrativas e pedagógicas inerentes à função supervisora no Estado de São Paulo. Com relação às práticas de leitura, foi possível constatar uma leitura muito pautada nas bibliografias oportunizadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o que não necessariamente colabora com os processos de formação tanto dos professores quanto dos próprios supervisores entrevistados. (AU)

Processo FAPESP: 11/10282-8 - Representações e práticas de leitura: supervisores de ensino da cidade de São Paulo
Beneficiário:Rosaria de Fatima Boldarine
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado