Busca avançada
Ano de início
Entree


Método de sistematização e levantamento de dados para o estudo da relação de acidentes com o alinhamento em planta e perfil de uma rodovia

Texto completo
Autor(es):
Cynthia Perpétua Lotti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
João Alexandre Widmer; Maria Teresa Françoso; Felipe Issa Kabbach Júnior; Ricardo Ernesto Schaal; João Fernando Custódio da Silva
Orientador: João Alexandre Widmer; Ricardo Ernesto Schaal
Resumo

Neste trabalho é proposto um método de levantamento e sistematização de dados que são relevantes para a investigação da relação de acidentes em uma rodovia com algumas características físicas básicas como raio das curvas horizontais e verticais, declividade e comprimento de rampas. Para restituição da geometria é proposta a utilização do sistema GPS no modo cinemático, modo este que apresenta uma série de vantagens sobre os instrumentos clássicos de topografia. Com objetivo de definir os locais de início e fim das retas, rampas e curvas, tanto horizontais como verticais, foi elaborado um método baseado na derivada dos dados levantados com o GPS. O processo de separação proposto foi testado com dados coletados ao longo de 32 km de uma rodovia. Da mesma forma, o método foi validado com dados teóricos de exemplos simulados, dados do projeto executivo da mesma rodovia e com dados coletados com uma Estação Total em um trecho de 3 km. Todas as validações mostraram uma boa aderência do método com relação aos dados originais. Aos dados da geometria foram incorporados os dados de acidentes em um SIG utilizando software TRANSCAD 1 . Os dados de acidentes foram armazenados através de um programa em ACCESS desenvolvido por alunos de graduação da EESC. Com todas as informações disponíveis foi possível verificar que existe uma forte relação entre a geometria da rodovia e os acidentes envolvendo veículos de carga em trechos de baixa velocidade, onde colisão traseira e abalroamento lateral ocorrem quando o condutor não avalia corretamente a velocidade do veículo à sua frente devido a grande diferença de velocidades. (AU)

Processo FAPESP: 97/01459-2 - Metodo de sistematizacao e levantamento de dados para o estudo da relacao de acidentes com as caracteristicas operacionais de rodovias.
Beneficiário:Cynthia Perpetua Lotti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado