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Uso do sistema de rastreio do olhar associado à percepção das placas de sinalização pelo condutor em função da velocidade desenvolvida

Processo: 16/13736-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Luiz Gustavo Buzon
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança no trânsito   Acidentes de trânsito   Rastreamento   Estradas   Rodovias

Resumo

É notório que o desenvolvimento de altas velocidades em rodovias é a causa de numerosos acidentes em todo o mundo. No Brasil, especialmente, a imprudência no trânsito se mostra extremamente nociva e fatal. Esse fato é facilmente percebido ao compararmos os índices brasileiros com os de países considerados desenvolvidos. Por exemplo, a relação brasileira entre o número de mortos em acidentes de trânsito e a frota total de veículos é dez vezes maior do que o mesmo índice calculado em países como a Suíça e a Suécia e oito vezes maior do que o mesmo índice do Japão, da Alemanha e da Grã-Bretanha. Dessa forma, tais dados respaldam a realização de pesquisas que tenham por finalidade a contribuição para a segurança viária no país. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da relação entre a atenção de condutores à sinalização vertical e a velocidade desenvolvida por estes nas vias. Para esse estudo, propõe-se o uso do Sistema de Rastreio do Olhar, presente no Simulador de Direção localizado na Seção Técnica de Informática (STI) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), para estudo da percepção de condutores voluntários às placas de sinalização vertical em um trecho simulado de 5 km da rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Simuladores de direção são ferramentas já amplamente utilizadas para avaliação do projeto geométrico de vias, da sinalização vertical de vias, etc. em vários países. Dessa forma, a presente proposta trata de um projeto de pesquisa de apoio à segurança viária, pois tem por objetivo o estudo da relação entre a velocidade desenvolvida pelo condutor e a atenção deste às placas de sinalização vertical.