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Uso de simulador de direção estático no apoio aos estudos sobre a geometria da via e estudo de condução

Processo: 13/25034-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Ana Paula Camargo Larocca
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação (aprendizagem)  Direção veicular  Geometria  Motoristas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alinhamento Horizontal | Alinhamento Vertical | Coordenação de Alinhamentos | Estudos de Condução | Projeto Geometrico | Simulador de Direção | Projeto Geométrico

Resumo

Há quase 15 anos, os simuladores de direção realísticos são utilizados em investigações e pesquisas para desenvolvimento de veículos e treinamento de condutores - de trens, aeronaves, veículos militares e mais recentemente de caminhões e veículos de passeio - e também em estudos de comportamento de condutores de veículos - notadamente em países como os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Suécia, China entre outros. E são diversas as razões que justificam o uso de simuladores de direção nos estudos sobre segurança viária: alterações no projeto geométrico da via, investigação do uso de dispositivos de segurança e sinalização, que ainda não existem e são caros para serem construídos apenas para teste, e no auxílio ao estudo do comportamento do usuário na via. Outra razão forte para utilizar os simuladores de direção se apoia no fato de que, neste equipamento, as situações potencialmente perigosas podem ser investigadas sem riscos à vida. E desta forma, os motoristas podem ser repetidamente confrontados com eventos que podem ocorrer raramente na realidade. Assim, os comportamentos em diferentes circunstâncias, incluindo condições climáticas específicas - como neblina, chuva - podem ser estudados. Esta pesquisa propõe o uso de um simulador de direção realístico estático nos estudos voltados para a geometria de vias associados à detecção do comportamento do condutor - para fins de apoio à segurança viária. (AU)

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Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIRA, AURENICE CRUZ; LAROCCA, ANA PAULA C.. Analysis of the factors influencing overtaking in two-lane highways: A driving simulator study. TRANSPORTATION RESEARCH PART F-TRAFFIC PSYCHOLOGY AND BEHAVIOUR, v. 69, p. 38-48, . (13/25034-5)
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BERRI, RAFAEL ALCESTE; BRUNO, DIEGO RENAN; BORGES, EDUARDO; LUCCA, GIANCARLO; OSORIO, FERNANDO SANTOS; FARINELLA, GM; RADEVA, P; BOUATOUCH, K. ADAS Classifier for Driver Monitoring and Driving Qualification using Both Internal and External Vehicle Data. PROCEEDINGS OF THE 17TH INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE ON COMPUTER VISION, IMAGING AND COMPUTER GRAPHICS THEORY AND APPLICATIONS (VISAPP), VOL 4, v. N/A, p. 8-pg., . (13/25034-5)
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FIGUEIRA, AURENICE CRUZ; LAROCCA, ANA PAULA C.. Proposal of a driver profile classification in relation to risk level in overtaking maneuvers. TRANSPORTATION RESEARCH PART F-TRAFFIC PSYCHOLOGY AND BEHAVIOUR, v. 74, p. 11-pg., . (13/25034-5)