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Desenvolvimento e análise de cenário 3D de rodovia para estudos de percepção do condutor em simulador de direção

Processo: 15/20316-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Felipe Moreira Moura
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente virtual de aprendizagem   Desenvolvimento de software   Imagem tridimensional   Simulação por computador   Rodovias   Direção veicular

Resumo

Esta proposta de pesquisa trata-se do desenvolvimento e análise de cenário 3D de rodovia para uso em simulador de direção, o qual tem por objetivo retratar a realidade de forma eficiente. Os simuladores de direção entram para auxiliar a pesquisa e o estudo do comportamento de diversos tipos de condutores e também situações, além de sua praticidade, economia e segurança na realização de diversos tipos de simulações de situações em comparação com uma situação real do cotidiano ou uma situação de risco que envolva risco a vida do condutor e dos passageiros do veículo. Além da possibilidade de simular diversos tipos de situações, tais como situações críticas, situações de ultrapassagem, situações de mudança abrupta e inesperada de clima, etc, as quais são difíceis de serem recriadas em uma aplicação real. A rodovia para análise e desenvolvimento utilizando o simulador de direção realístico será a rodovia Regis Bittencourt, um trecho de 5 km da rodovia irá ser desenvolvido utilizando o software do simulador de direção, a partir de seu projeto geométrico, e também considerando a disposição das placas de sinalização vertical para a realização de testes de percepção de falhas de coordenação de alinhamento no simulador de direção e falhas de posição da sinalização na via. Esta proposta de pesquisa irá gerar resultados os quais serão analisados, com o propósito de obter uma conclusão em relação a percepção de falhas e coordenação de alinhamento no simulador de direção devido ao comportamento do condutor e a análise das falhas serão úteis para fins de apoio a segurança viária.