Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência de diferentes superfícies de implantes unitários com geometria do tipo hexágono externo, Platform Switching e Cone-Morse em osso tipo III e IV : estudo pelo método dos elementos finitos tridimensionais

Texto completo
Autor(es):
Joel Ferreira Santiago Júnior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba).
Data de defesa:
Membros da banca:
Humberto Gennari Filho; Paulo Sérgio Perri de Carvalho; Estevão Tomomitsu Kimpara; Sandra Lúcia Dantas de Moraes
Orientador: Eduardo Piza Pellizzer
Resumo

Objetivo: A proposta deste estudo foi analisar as interações biomecânicas no tecido ósseo entre implantes com diferentes conexões, tipos ósseos, superfície e carregamentos por meio da metodologia de elementos finitos tridimensional (3-D) (Capítulo 1) e, realizar uma revisão sistemática com meta-análise sobre o tema implantes platform switching (Capítulo 2). Em relação à metodologia experimental, doze modelos tridimensionais foram confeccionados usando os programas Invesalius 3.0, Rhinoceros 4.0 e Solidworks 2010. Os modelos foram constituídos de um bloco ósseo com o implante (5.00 x 10 mm) com a geometria de conexão de hexágono externo (HE) e cone Morse. As conexões de plataforma utilizadas foram implantes de hexágono externo, implantes de hexágono externo do tipo plataforma switching e plataforma cone-Morse. Elaboraram-se dois tipos ósseos para as análises (III e IV) e, dois tipos de superfícies de implantes. Os modelos foram processados pelos programas Femap 10 e NeiNastran 10.0. A força aplicada foi de 200N (vertical) e 100N (oblíqua). Os resultados foram plotados em mapas de Tensão Máxima Principal e Microdeformação. A análise estatística foi realizada com ANOVA e teste Tukey, valores de p<0.05 foram considerados estatisticamente significantes. Os resultados apontaram que os implantes de cone Morse foram mais favoráveis para distribuição de tensões (p<0.05). O conceito de plataforma swiching não apresentou diferença estatisticamente significante quando comparado com implantes de hexágono externo e com plataforma regular (p>0.05). Em relação ao segundo capítulo, 18 estudos foram selecionados envolvendo 835 pacientes e 1.783 implantes, a meta-análise indicou que houve uma redução significativa na redução da perda óssea em implantes PSW quando comparados a implantes de plataforma... (AU)

Processo FAPESP: 10/15734-1 - Influência de diferentes superfícies de implantes osseointegrados unitários com geometria do tipo Hexágono Externo, Platform Switching e Cone - Morse em osso tipo III e IV. Estudo pelo método dos elementos finitos tridimensionais.
Beneficiário:Joel Ferreira Santiago Junior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado