Busca avançada
Ano de início
Entree


Descontinuidade política, rotatividade de diretores e desempenho dos alunos: efeitos adversos de novos prefeitos na educação municipal

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Gagete Miranda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elaine Toldo Pazello; Marcos de Almeida Rangel; Daniel Domingues dos Santos
Orientador: Elaine Toldo Pazello
Resumo

O presente estudo investiga o impacto da rotatividade dos diretores de escolas públicas municipais sobre o desempenho educacional de um município. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de regressão descontínua, onde exploramos a alta correlação entre descontinuidade política no município (isto é, a troca do prefeito governante) e rotatividade dos diretores naquela localidade. Como resultados, encontramos que a rotatividade dos diretores tem um impacto negativo sobre o desempenho dos alunos, especialmente sobre o crescimento do IDEB de 2007 a 2009, que chega a ser 2.60 p.p. menor em cidades de alta rotatividade (ou seja, de 78%, valor igual a média das cidades que experimentaram descontinuidade política). Investigando os mecanismos de transmissão através dos quais esse impacto ocorre, verificamos que os diretores apontados pelos novos prefeitos são menos experientes no cargo de gestor escolar. Além disso, aqueles que cedem seus lugares aos novos diretores tinham, por vezes, um tempo longo de casa nas escolas, sendo que sua saída pode ter gerado maiores instabilidades. (AU)

Processo FAPESP: 13/20768-0 - Rotatividade de Diretores e Desempenho da Escola
Beneficiário:Jéssica Gagete Miranda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado