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O ensino de filosofia no Brasil: a sua formação discursiva no contexto universitário de 1930 a 1968

Texto completo
Autor(es):
Tiago Brentam Perencini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2015-12-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Rodrigo Pelloso Gelamo; Hélio Rebello Cardoso Júnior
Resumo

Esta pesquisa cumpre uma ambição filosófica, que é a de procurar responder à problemática levantada no decorrer de meu percurso formativo: Como ocorreu a formação discursiva do ensino de filosofia em nível universitário no Brasil? Utilizo como série material os periódicos de educação e de filosofia publicados entre 1930 a 1968, anos formadores da universidade brasileira. Reviso o conjunto de arquivos, com o propósito geral de compreender a formação discursiva do ensino de filosofia no período, e sirvo-me da arqueologia de Michel Foucault como procedimento. Na concordância desse referencial, analiso os arquivos suspendendo categorias causais como autor, origem e texto, movimento que faz com que essa história não seja contada pelos sujeitos enunciadores ou pela elaboração de seus textos e contextos produzidos. Proponho uma análise descritiva pela emergência dos enunciados que possibilitaram a formação desse discurso e transponho a narrativa de uma história causal para a prática filosófica de diagnosticar insurgências como acontecimento discursivo e arqueológico. De total acordo com esse propósito, cruzo duas positividades: (1) A filosofia como estratégia teórica, de onde encontro duas continuidades discursivas: (1a) a filosofia relacionada à ciência e (2a) a filosofia relacionada ao filosofar. De ambas as posições, transponho práticas discursivas relacionadas ao ensino de filosofia: (2) O campo da ensinabilidade como conceito, ao passo que visualizo quatro dispersões: (2a) ensino, (2b) estudo, (2c) introdução e (2d) aprendizado na relação com a filosofia. Dessas se podem manusear modos diferentes de se relacionar com o ensino de filosofia. Após tais movimentos, verifico afirmativamente a hipótese de que o ensino de filosofia segue práticas discursivas no interior da pedagogia e da filosofia. Também contribuo para a sistematização da base de dados acerca desse campo de saber, no debate acadêmico... (AU)

Processo FAPESP: 12/21672-4 - O ensino de filosofia no Brasil: a sua formação discursiva no contexto universitário de 1930 a 1968
Beneficiário:Tiago Brentam Perencini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado