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Representado o \'novo\' negro norte-americano: W.E.B. Du Bois e a revista The Crisis, 1910-1920

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alexandre da Silva Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Robert Sean Purdy; Wanderson da Silva Chaves; César Henrique de Queiroz Porto
Orientador: Robert Sean Purdy
Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar como a representação visual de afroamericanos foi empregada pela revista The Crisis A Record of the Darker Races, durante sua primeira década de existência (1910-1920), com o objetivo de promover uma nova maneira de apresentar a imagem do negro para a sociedade estadunidense. Este periódico, mecanismo de protesto e propaganda da maior organização para a promoção de direitos civis dos Estados Unidos, a National Association for the Advancement of Colored People, (NAACP), esteve por vinte e quatro anos sob a editoração do intelectual e militante afro-americano William Edward Burghardt Du Bois e foi intrinsicamente influenciada pela forma como seu editor entendia as relações raciais, criando, muitas vezes, impasses e atritos entre ele os demais membros da NAACP. Em uma sociedade em que predominava uma imagem distorcida do afroamericano de forma a denegri-lo, pode-se dizer que a produção visual em The Crisis procurou alterar aquela antiga representação erigindo ideologicamente um senso de autoafirmação. (AU)

Processo FAPESP: 12/11959-4 - Representando o "Novo" Negro Norte-Americano: W.E.B. Du Bois e a Revista The Crisis: 1910-1920.
Beneficiário:Carlos Alexandre da Silva Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado