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Moda e Design Ergonômico: influência de variáveis biopsicossociais do climatério e da menopausa na percepção da usabilidade do vestuário feminino

Texto completo
Autor(es):
Erica Pereira das Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Artes. 2016-02-02.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Luis Carlos Paschoarelli
Resumo

O mercado da moda se caracteriza pela forte dinamicidade e pelo vertiginoso quadro de novas tendências. Somado a isso, o fortalecimento do poder crítico do consumidor, devido ao fácil acesso às informações de moda e estilo oriundas do mundo inteiro, intensifica ainda mais as questões pertinentes à evolução do setor têxtil e de confecção. Para tanto, algumas empresas desse setor procuram na segmentação de seus consumidores e usuários a adequação necessária para o sucesso de seus produtos. Na tentativa de se adequar aos novos hábitos de consumo e experimentação do produto de moda, lançam mão de linguagens simbólicas diferenciadas e atualizadas, além de recursos tecnológicos avançados. Contudo, muitas vezes, as qualidades físicas dos produtos de moda, em especial do vestuário, podem gerar conflitos quanto à sua interpretação e usabilidade, uma vez que, durante sua fase de concepção, os aspectos biopsicossociais de seus usuários específicos não são considerados. No que se refere ao universo feminino, os aspectos físicos e emocionais decorrentes do processo de envelhecimento, mais especificamente climatério e menopausa, podem influenciar na percepção de usabilidade do vestuário. Considerando tal hipótese, o presente estudo propôs identificar se as variações biopsicossociais e as reconfigurações plásticas do corpo das mulheres de meia idade (e os recursos que estes indivíduos utilizam para contornar os problemas psicossociais) influenciam a percepção de usabilidade do vestuário. Para responder essa questão, foi elaborado e aplicado um questionário que considerou, entre outros aspectos: a identificação dos indivíduos; suas características físicas e psicológicas; sua percepção quanto às alterações biopsicossociais decorrentes do climatério-menopausa; sua avaliação subjetiva quanto às características físicas, ergonômicas e estéticas dos produtos do vestuário encontrados atualmente no mercado; e sua avaliação quanto à importância do produto de moda em sua reconfiguração corpórea. Adicionalmente, o questionário também possibilitou a verificação dos aspectos subjetivos e emocionais vinculados aos fatores de aquisição de produtos do vestuário, evidenciando assim, percepções e expectativas do segmento em questão com relação aos padrões de consumo de moda. Pode-se verificar, por meio dos resultados alcançados, que tais alterações biopsicossociais podem influenciar a percepção das mulheres de meia idade quanto aos aspectos de usabilidade, bem como sua avaliação emocional e subjetiva com relação ao vestuário. (AU)