Busca avançada
Ano de início
Entree


Nas trilhas de Radamés: a contribuição musical de Radamés Gnattali para o cinema brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Cintia Campolina de Onofre
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudiney Rodrigues Carrasco; Nuno César Pereira de Abreu; Fernão Pessoa Ramos; Irineu Guerrini Junior; Orlando Marcos Martins Mancini
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo

Esta pesquisa objetivou realizar um estudo sobre as trilhas musicais compostas pelo maestro e arranjador Radamés Gnattali, no período compreendido de 1933 a 1983. Pretendeu-se responder algumas questões referentes ao comportamento e adequação das composições musicais presentes nos filmes musicados por Gnattali, sob o olhar de diversos diretores do cinema nacional. Com esse estudo, verificamos como Radamés Gnattali procedeu na composição de música para filmes, entendendo as características estéticas da época e constatando como essas composições se situam no cenário da trilha sonora cinematográfica do Brasil, já que o compositor atuou por 50 anos nesse ramo e compôs 56 trilhas musicais. Para tanto, utilizamos como metodologia de trabalho: pesquisas de campo, hemerográfica, bibliográfica e as teorias musical e imagética, com o intuito principal de captar detalhes importantes através da análise das trilhas musicais inseridas nos filmes escolhidos. (AU)

Processo FAPESP: 09/16366-9 - NA TRILHA DE RADAMÉS: O estudo das músicas compostas por Radamés Gnattali para o cinema brasileiro.
Beneficiário:Cintia Campolina de Onofre
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado