Busca avançada
Ano de início
Entree


Victor Assis Brasil e suas gravações de canções brasileiras: relações de sentido entre interpretação instrumental e os regimes de integração entre melodia e letra

Texto completo
Autor(es):
Fernando Seiji Sagawa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Regina Machado; Sergio Augusto Molina; José Augusto Mannis
Orientador: Regina Machado
Resumo

Nesta pesquisa propomos estudar, por meio de abordagens teórica e prática, cinco gravações do saxofonista Victor Assis Brasil nas quais ele interpreta canções brasileiras. No plano teórico, a partir de paralelos com o modelo de análise do gesto vocal desenvolvido por Regina Machado, buscamos relacionar os recursos expressivos, formas de variação da melodia, estratégias de improvisação e escolhas de arranjo com os significados gerados pela relação entre melodia e letra das canções interpretadas. Após esse levantamento do projeto interpretativo de cada gravação, buscamos detectar as recorrências e particularidades na abordagem desse saxofonista interpretando canções brasileiras. No plano da prática, apoiando-nos nessa compreensão teórica das gravações, propusemos três maneiras de assimilação e interação com a performance de Victor Assis Brasil: 1) reinterpretação das gravações; 2) proposta de projeto interpretativo inédito que utilize características e procedimentos recorrentes levantados pelas análises; 3) proposta de projeto interpretativo livremente influenciado pela memória adquirida com a reprodução das transcrições e incorporando recursos interpretativos detectados nas análises (AU)

Processo FAPESP: 13/08088-4 - Nem lá, nem cá!: Victor Assis Brasil e seu discurso de improvisação entre a música brasileira e o jazz.
Beneficiário:Fernando Seiji Sagawa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado