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O papel da agência bancária no mercado municipal de crédito: evidências do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Mariana Pereira Suplicy
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gabriel de Abreu Madeira; Klênio de Souza Barbosa; Fabio Adriano Miessi Sanches
Orientador: Gabriel de Abreu Madeira
Resumo

A Literatura Econômica de desenvolvimento aponta o crédito como um dos determinantes do desenvolvimento econômico, que promove investimentos, suavização do consumo, mitigação do risco e uso de novas tecnologias de produção. O objetivo deste trabalho consiste em analisar se a presença física de bancos por meio da agência bancária ainda é relevante para o desenvolvimento de mercados locais de crédito no Brasil. A relação entre crédito e agências bancárias pode sofrer de endogeneidade, uma vez que existem características de mercado não-observáveis que podem afetar tanto crédito quanto a entrada de bancos nos mercados. Para tratar esta endogeneidade, se propõe o uso de um framework de OI para modelar a decisão de entrada de firmas. A partir destes modelos, utiliza-se o resultado previsto como instrumento para as agências bancárias observadas. O resultado encontrado é de que, ao utilizar o valor esperado de agências ou a probabilidade estimada de haver agência, o impacto de agência em crédito se reduz significativamente e é nulo na maioria das especificações e para a maior parte dos anos da amostra. O uso de um segundo modelo de OI como teste secundário teve o mesmo resultado (AU)

Processo FAPESP: 13/19581-3 - Aprofundamento Financeiro e Infraestrutura: uma Investigação sobre a Importância da Presença de Agências
Beneficiário:Mariana Pereira Suplicy
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado