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Música visual granular

Texto completo
Autor(es):
Fernando Falci de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Artemis Maria Francelin Sanches Moroni; Stéphan Oliver Schaub; Milton Terumitsu Sogabe; Marcus Vinicius Fainer Bastos
Orientador: Adolfo Maia Júnior
Resumo

Esta tese trata do desenvolvimento de um sistema de criação de obras de arte multimodais utilizando o "Paradigma da Granularidade", que pode ser descrito como uma forma de criar objetos macroestruturais complexos por meio da organização de uma grande quantidade de microestruturas mais simples chamadas grãos. Esta tese está dividida em três partes. Na Parte I ¿ Pontos de Partida, apresentamos os conceitos fundamentais das duas principais áreas envolvidas: a Síntese Granular e a Música Visual. A Síntese Granular é uma técnica de síntese de som que tem sua origem no modelo físico do som introduzido pelo físico Dennis Gabor em 1947. A Música Visual delimita uma subárea das artes audiovisuais na qual os elementos visuais de expressão consistem na cor, forma e movimento, apresentados em um discurso com momentos de tensão e resolução, reproduzindo assim, no domínio da imagem, as qualidades sensoriais associadas à música. Na Parte II ¿ Síntese Granular Audiovisual, definimos uma possível extensão da Síntese Granular para o domínio da imagem, estabelecendo um modelo conceitual e um modelo computacional associado com o qual podemos gerar texturas multimodais complexas, formadas dinamicamente por grãos sonoros e visuais e seus possíveis tipos de correspondência, gerando correlações entre os dois domínios com grande expressividade artística. Para tal desenvolvemos dois sistemas de software em linguagem JAVA, o Granular Streamer e o Granular Drawer, que implementam, respectivamente, a síntese granular de som e de imagem. Completamos estes aplicativos integrando-os a diversas estratégias de controle de desenvolvimento próprio, como o Granular Score, uma partitura gráfica granular, e com o Kinect para controle gestual em tempo real, e também sistemas estabelecidos como, por exemplo, Pure Data, Ableton Live, Adobe After Effects. Na Parte III ¿ Música Visual Granular, focalizamos o objeto de estudo pela ótica da prática criativa. Originando obras de Música Visual construídas a partir de grãos sonoros e visuais. É esta arte e sua técnica, seu artesanato, que denominamos "Música Visual Granular", sendo esta a palavra-chave do título de nossa tese. Através desta arte criamos obras multimodais em mídia fixa e performances como forma de validação do quadro teórico e dos sistemas computacionais que desenvolvemos (AU)