Busca avançada
Ano de início
Entree


Girafas e bonsais: editores \'independentes\' na Argentina e no Brasil (1991-2015)

Texto completo
Autor(es):
José de Souza Muniz Júnior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sergio Miceli Pessoa de Barros; Alejandro Raul Blanco; Mayra Rodrigues Gomes; Luiz Carlos Jackson; Fernando Antonio Pinheiro Filho
Orientador: Sergio Miceli Pessoa de Barros
Resumo

Nas últimas décadas, produtores simbólicos ditos independentes têm ampliado sua presença no espaço público. Esse adjetivo passou a funcionar como critério distintivo, condensando modos de intervenção intelectual e política que descrevem e prescrevem estilos de presença na produção cultural. Esta tese tem por objetos o desenvolvimento de um debate sobre editores, editoras, livros e publicações independentes em escala transnacional e seu enraizamento no Brasil e na Argentina. Estudam-se os materiais intelectuais, os agenciamentos coletivos e as políticas setoriais e públicas referentes a esse universo. Discute-se a (re)emergência da noção de editor(a) independente e a inscrição sócio-institucional dos agentes engajados em defini-la, difundi-la, adotá-la ou recusá-la. O objetivo foi compreender que sentidos essa categoria classificatória assume; a que posturas ideológicas, estéticas e políticas ela remete em cada caso; e a que condicionantes sociais podem ser atribuídas as diferenças e semelhanças entre os casos estudados. (AU)

Processo FAPESP: 12/20130-3 - Mudanças do campo editorial no Brasil e na Argentina: práticas e representações dos editores independentes (1991-2010)
Beneficiário:José de Souza Muniz Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado