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Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII

Texto completo
Autor(es):
Nathália Domingos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Monica Isabel Lucas; Cassiano de Almeida Barros; Marcos Fernandes Pupo Nogueira; Mario Rodrigues Videira Junior; Carin Zwilling
Orientador: Monica Isabel Lucas
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades de aplicação dos principais conceitos da solmização e do contraponto na música inglesa entre os séculos XVI e XVII. Para a realização deste propósito, partindo de uma extensa pesquisa bibliográfica, foram selecionados os tratados de William Bathe (c. 1596), Thomas Morley (1597), Thomas Campion (c. 1613), John Playford (1655) e Christopher Simpson (1667) que foram sistematicamente estudados. Em seguida, selecionaram-se 40 canções compostas pelos autores das preceptivas acima. As peças foram analisadas de forma a verificar se as regras do contraponto e da solmização oferecidas nos tratados possibilitam uma aplicação prática real nos exemplos musicais, e, de forma geral, se os preceitos contidos nos tratados permitem o efetivo aprendizado da solmização e do contraponto. Considerando a escassez de trabalhos em português discorrendo especificamente sobre a solmização e sobre o contraponto na música inglesa, este trabalho oferece uma contribuição relevante para futuros estudos sobre o assunto. (AU)

Processo FAPESP: 12/24030-3 - Um estudo da Solmização e do Contraponto através de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
Beneficiário:Nathália Domingos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado