Busca avançada
Ano de início
Entree


Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola

Texto completo
Autor(es):
Debora Barreto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Data de defesa:
Membros da banca:
Vilma Leni Nista Piccolo; Ana Angélica Medeiros Albano; Edson Cezar Ferreira Claro
Orientador: Vilma Leni Nista Piccolo
Resumo

Esta pesquisa tem como foco de estudo, indagar e compreender o fenômeno que é o ensino de dança na escola, buscando ainda criar diretrizes de ação pedagógica para este ensino. Como objetivos específicos este trabalho pretende: -investigar uma concepção estética de educação, em que a dança seja desenvolvida como forma de conhecimento sensível, refletindo sobre a escola e sobre "como" o ensino de dança pode contribuir para que ela seja o espaço da construção e socialização de conhecimentos lógicos e estéticos; -pensar sobre o processo educacional que viabilize a expressividade e a comunicação humana, através da linguagem escrita, falada, de diálogos corporais e da dança; -percorrer os espaços da dança no âmbito escolar, discutindo conceitos de dança que estimulam a construção da subjetividade humana. Para atingir os objetivos descritos, esta pesquisa apresenta a fenomenologia como forma de olhar o mundo e suas existências e como possibilidade de interrogá-los. Ela foi assumida neste trabalho como atitude frente ao fenômeno indagado, como abordagem de pesquisa e como percurso metodológico. Os objetivos propostos foram alcançados (AU)

Processo FAPESP: 97/01117-4 - A danca vai a escola?
Beneficiário:Debora Barreto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado