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As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização

Texto completo
Autor(es):
Daniela Vieira dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Siqueira Ridenti; Jose Adriano Fenerick; Marcos Napolitano; Walter Garcia; José Roberto Zan
Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
Resumo

A cena musical da década de 1960 estruturou-se pelo aparecimento da chamada Música Popular Brasileira, MPB. Além de inovar do ponto de vista musical, ela apresentou projetos para modificar a nação, o que contribuiu para a elaboração de uma estrutura de sentimento nacional-popular. Dentre os compositores que se destacaram nessa cena, Chico Buarque e Caetano Veloso apresentaram expressiva notabilidade. A tese busca analisar, por meio de um viés sócio-histórico e materialista cultural, algumas canções desses compositores entre os anos 1960 e 1990 para desvelar as representações da nação que elas incorporam, bem como os projetos estético-ideológicos dos cancionistas. A hipótese principal que conduz o estudo é que a canção MPB como representativa de projetos nacionais tende a declinar a partir dos anos 1980, pautando-se na chave de uma nova estrutura de sentimento na qual a ideia de projeto transformador e coletivo não se encontra na agenda. Embora o sentido social das canções analisadas de Chico e Caetano apresentem aspectos divergentes, a matéria histórica cantada dos artistas perdeu o chão histórico para sintetizar problemas importantes da experiência contemporânea brasileira (AU)

Processo FAPESP: 09/17595-1 - As representações da nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização.
Beneficiário:Daniela Vieira dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado