Busca avançada
Ano de início
Entree


Ectoparasitas de Phyllostomidae (Chiropera) da Região de Uberlandia (MG): especificidade, sazonalidade e abundancia, com enfase nas familias Streblidae e Nycteribiidae (Diptera)

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alberto Kiyoshi Komeno
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Arício Xavier Linhares
Orientador: Arício Xavier Linhares
Resumo

A associação de artrópodes ectoparasitas com morcegos Phyllostomidae foi avaliada na Reserva Ecológica do Panga (Uberlândia, MG). Durante o período de agosto de 1989 a julho de 1990, utilizando-se redes de neblina, foram realizadas 35 coletas noturnas. Foram obtidas 12 de espécies de Phyllostomidae, moscas representantes de 11 espécies de Streblidae, uma de Nycteribiidae e ácaros do gênero Periglischrus. O díptero Trichobius joblingi, parasitando Carollia perspicillata, apresentou preferência significativa pelas asas dos hospedeiros e por machos adultos. Esta preferência por machos pode ser devida à predominância deste sexo nas colônias e ao fato de fêmeas abrigarem-se isoladamente durante o período reprodutivo. Fatores ecológicos podem ser fundamentais na seleção do sexo ou estágio de desenvolvimento do hospedeiro pelo parasita. Os dípteros Aspidoptera falcata e Megistopoda próxima parasitaram Sturnira lilium. A primeira espécie apresentou preferência significativa por fêmeas de estágios jovem e adulto, enquanto que a segunda não apresentou preferência significativa por sexo ou estágio do hospedeiro. Houve distinção de habitat, com A. falcata localizando-se sobre as asas e M proxima entre a pelagem do corpo do hospedeiro. Ademais, ocorreu diferenciação sazonal para as duas espécies, que pode ser devida à competição inter-específica. De modo geral, a sazonalidade dos ectoparasitas está relacionada a do hospedeiro, não apresentando diferença significativa entre a estação seca e a chuvosa (AU)

Processo FAPESP: 92/01610-9 - Ectoparasitas de Phyllostomidae (Chiroptera): especificidade, sazonalidade e abundância; com ênfase nas famílias Streblidae e Nycteribiidae (Diptera)
Beneficiário:Carlos Alberto Kiyoshi Komeno
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado