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Identificação das propriedades dinamicas de mancais segmentados hibridos: teoria e experimento

Texto completo
Autor(es):
Fabio Hildebrand Russo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Ilmar Ferreira Santos; Marco Lúcio Bittencourt; Paulo Carlos Kaminski
Orientador: Ilmar Ferreira Santos
Resumo

A estabilidade de sistemas rotativos está intimamente relacionada com o tipo de acoplamento utilizado entre seus componentes rotativos e não rotativos. Os mancais são uma das principais partes estacionárias destes sistemas os quais definem sua faixa de estabilidade operacional. O objetivo desta pesquisa está em estudar um novo tipo de mancal, o qual possui uma lubrificação híbrida obtida através de injeção eletrônica de óleo na folga radial. A capacidade de se modificar as características do sistema através desta injeção são analisadas. Através do controle da pressão de injeção é possível atingir grandes variações das forças hidrodinâmicas ativas, as quais podem ser úteis para a redução da vibração em máquinas rotativas. Um modelo matemático é desenvolvido para este tipo especial de lubrificação, chegando-se à equação de Reynolds modificada. Esta é responsável por descrever a distribuição de pressão ao longo da superfície do mancal. Seus coeficientes dinâmicos também são determinados utilizando-se o método das pequenas perturbações, para o sistema rotor mancal em sua posição de equilíbrio. Com o auxílio da FAPESP construíu-se uma bancada de testes, a qual foi projetada durante um trabalho de iniciação científica [6], para estudar experimentalmente o comportamento deste tipo de mancal. Nesta bancada identificou-se seus coeficientes de rigidez e amortecimento, os quais foram comparados com os resultados obtidos teoricamente. Destas análises é possível observar que se consegue variar os coeficientes de rigidez do mancal utilizando-se a lubrificação híbrida. Com relação às propriedades de amortecimento, melhores investigações teóricas podem ser realizadas a fim de se ter uma melhor explicação das discrepâncias encontradas entre a teoria e o experimento (AU)

Processo FAPESP: 96/11732-5 - Identificação das propriedades dinâmicas de mancais segmentados híbridos: teoria e experimento
Beneficiário:Fábio Hildebrand Russo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado