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Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos e do tratamento oferecido no serviço de emergencias da FOP/UNICAMP entre os anos de 1989 e 1997

Texto completo
Autor(es):
Rui Barbosa de Brito Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Jacks Jorge Junior; Esther Goldenberg Birman; Oswaldo Di Hipolito Junior
Orientador: Jacks Jorge Junior
Resumo

Os serviços de emergências odontológicas são oferecidos por várias instituições brasileiras. Entretanto não há estudos verificando a eficácia do tratamento emergencial e o tipo de atendimento recebido pelo paciente. Neste trabalho verificou-se o grau de eficácia do tratamento oferecido aos pacientes no SE da FOPIUNICAMP, o grau de adesão do paciente ao tratamento odontológico regular, antes e após a emergência e o nível da satisfação do paciente com o serviço. Foram examinados 509 pacientes que utilizaram o SE da FOPIUNICAMP entre os anos de 1989 e 1997. Os pacientes foram convidados para consulta, durante a qual foram entrevistados e passaram por exame clínico e radiográfico. As informações obtidas foram digitadas em banco de dados construido com auxílio de software EPI-INFO 6.04b@ e analisadas estatisticamente pelo mesmo programa. Dentre os 509 pacientes atendidos, antes do atendimento no SE da FOPIUNICAMP, 40,9% dos pacientes só comparecia ao dentista em caso de dor e 26,7% freqüentavam regularmente o consultório dentário. Depois da consulta, 43,6% dos pacientes passaram a freqüentar o dentista só em emergências e 28,7% regularmente. Muitos dos dentes tratados no SE da FOPIUNICAMP, no momento da entrevista estavam ausentes (32,2%) ou cariados (23,0%). A maioria dos pacientes (76,4%) relatou que seu problema havia sido resolvido após a consulta e 41,7% dos pacientes relataram que gostaram dos alunos do SE da FOPIUNICAMP. O grau de adesão dos pacientes ao tratamento odontológico regular não foi satisfatório, o atendimento emergencial não motivou um grande número de pacientes a cuidar melhor dos seus dentes, podem ter ocorrido falhas no tratamento oferecido no SE da FOPIUNICAMP ou na continuidade do tratamento após a emergência e a população usuária está satisfeita com o serviço recebido (AU)

Processo FAPESP: 98/01240-3 - Avaliação retrospectiva dos pacientes atendidos e do tratamento oferecido no serviço de emergências da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas, campus de Piracicaba, entre os anos de 1989 e 1997
Beneficiário:Rui Barbosa de Brito Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado