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Corpos e cidades: lugares da educação

Texto completo
Autor(es):
Katia Danailof
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Carmen Lúcia Soares
Orientador: Carmen Lúcia Soares
Resumo

Destaco, nesta pesquisa, a importância da Educação Física como mediadora do processo de construção de um biotipo relacionado a saúde e beleza nos anos de 1930 e 1940, vinculando a atividade física aos ideais de ordem e progresso. Permeando este estudo, as imagens são parte inerente às discussões desenvolvidas, colocando no "centro do palco" a ginástica como aquela que contém os traços visíveis do espaço em que se encontra: a cidade. Tais representações da realidade instigam o olhar para diferentes áreas do conhecimento da época, como também permitem a lembrança da própria história do leitor. Quantos de nós já não usamos uniformes? Quantos não desfilaram em paradas cívicas? Por fim, todos fizemos parte do ambiente escolar e nos envolvemos, em algum momento de nossas vidas, com práticas físicas e cívicas. Situando, assim, a ginástica como formadora de indivíduos disciplinados em suas vontades e gestos, aliando pesquisa bibliográfica e documental, discuto o corpo em sua exposição à sociedade, considerando-o lugar de registro das marcas de um tempo que vislumbra um futuro próspero para a nação, associando esta prática aos valores sociais e morais da época descrita (AU)

Processo FAPESP: 00/13673-3 - O corpo e a Educação Física na década de 40
Beneficiário:Katia Danailof
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado