Busca avançada
Ano de início
Entree


Sintese de aril-ceto-alcoois via oxidação e redução biocataliticas utilizando fermento de pão e sua aplicação na sintese enantiosseletiva de analogos sulfurados de neolignanas

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo dos Santos Martins
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo José Samenho Moran; Maria da Graça Nascimento; Anita Jocelyne Marsaioli
Orientador: Paulo José Samenho Moran
Resumo

Em estudos recentes, o racemato da 2-(4-clorofeniltio)-1-(3,4-dimetoxifenil)-1- propanona (15b), molécula análoga sintética das neolignanas isoladas da Virola surinamensis, apresentaram atividade anti-leismania. Neste trabalho com o objetivo de sintetizar 15b opticamente pura, obtivemos (2S)-2-hidroxi-1-(3,4-dimetoxifenil)-1- propanona (2c) através da biorredução da 1-(3,4-dimetoxifenil)-1,2-propanodiona (1c) mediada pelo fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae) com 60% de rendimento e 93% de e.e. Consecutivamente testou-se uma série de protocolos para a realização de uma SN2 entre 2c e o p-clorotiofenol para a síntese de 15b enantiomericamente pura. A transformação do grupo hidroxila de (+)-(2S)-2c em um éster sulfônico seguida da substituição via catálise por transferência de fase (CTF) provou ser a melhor estratégia na obtenção de 15b. Ao fim do trabalho se sintetizou ambos os enantiômeros de 15b, a (-)-15b com 10% de rendimento e 95% de e.e., a partir do éster sulfônico de 2c, e a (+)-15b com 90% de rendimento e 60% de e.e. partindo-se da (-)-2-cloro-1-(3,4-dimetoxifenil)-1- propanona, um co-produto da síntese do éster sulfônico de 2c. Conjuntamente, estudou-se uma metodologia alternativa na obtenção de 2-hidroxi-1-aril-1-propanona (2) através da resolução cinética de fenilpropanodiois, realizada por meio de uma oxidação biocatalítica mediada pelo fermento de pão. Após a otimização de alguns parâmetros reacionais, partindo-se do (±)-anti-1-fenil-1,2-propanodiol (4a), se obteve a (2S)-2-hidroxi-1-fenil-1-propanona (2a) com 25% de rendimento e 83% de e.e. e a (1S,2R)- 4a com 30% de rendimento e 68% de e.e. depois de 7 dias de reação. O mesmo procedimento foi realizado com outros microrganismos, com destaque para o resultado da bioxidação mediada pelo Geotrichum candidum, onde se obteve somente a (1S,2R)-4a com 30% de rendimento e 99% de e.e. após 5 dias de reação. (AU)

Processo FAPESP: 05/58789-2 - Sintese de aril-ceto-alcoois via oxidacao e reducao biocataliticas utilizando fermento de pao.
Beneficiário:Rodrigo dos Santos Martins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado