Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da resolução em energia do detector de neutrinos do Projeto ANGRA para medidas de composição do combustível nuclear

Texto completo
Autor(es):
Luis Fernando Gomez Gonzalez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Data de defesa:
Membros da banca:
Ernesto Kemp; Ademarlaudo França Barbosa; José Augusto Chinellato
Orientador: Ernesto Kemp
Resumo

Reatores nucleares constituem uma copiosa fonte de anti-neutrinos, cujo espectro é determinado pelo decaimento beta dos isótopos radioativos presentes no combustível nuclear. A medida que o combustível é consumido sua composição isotópica é alterada, com reflexos diretos no espectro de anti-neutrinos. Desse modo, detectores de anti-neutrinos podem ser aplicados no monitoramento da composição isotópica do combustível de reatores nucleares e da taxa de consumo deste combustível de uma forma não intrusiva e independente de informações do operador da usina nuclear. Nesse trabalho, investigamos os requisitos da resolução em energia de um detector de anti-neutrinos, posicionado na proximidades do reator, que possibilitem uma precisa espectroscopia de forma a permitir a reconstrução das contribuições individuais dos isótopos 235U, 2380, 239pu e 241Pu no número total de fissões. Para esse fim, construímos simulações de Moute Carlo de modo a avaliar os desvios em energia intrínsecos de um possível detector do Projeto Neutrinos Angra. Por fim, analisamos os dados de simulação utilizando modelos da literatura e propomos um modelo novo, na tentativa de melhor ajustar nossos dados de simulação (AU)

Processo FAPESP: 07/02336-5 - Estudo da resolucao em energia do detector de neutrinos do projeto angra para medidas para composicao do combustivel nuclear.
Beneficiário:Luis Fernando Gomez Gonzalez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado