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Problemas de escalonamento no transporte coletivo: programação por restrições e outras tecnicas

Texto completo
Autor(es):
Tallys Hoover Yunes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Arnaldo Vieira Moura; Oscar Porto; Flávio Keidi Miyazawa
Orientador: Arnaldo Vieira Moura
Resumo

Este trabalho de mestrado procurou estudar e resolver um problema real de escalonamento de mão-de-obra oriundo da operação diária de uma empresa de ônibus urbanos da cidade de Belo Horizonte. Por questões de complexidade, este tipo de problema é normalmente dividido em dois subproblemas, a saber: crew scheduling, que trata a alocação diária de viagens a duplas de funcionários (motorista e cobrador), e crew rostering, que parte da solução do subproblema anterior e constrói uma escala de trabalho de mais longo prazo, e.g. um mês. Cada um desses subproblemas foi abordado utilizando-se técnicas de Programação Matemática e Programação por Restrições. Para o problema de crew scheduling, em particular, desenvolveu-se também um algoritmo híbrido de geração de colunas combinando as duas técnicas mencionadas e cujo desempenho foi significativamente melhor que o dos métodos isolados. Em geral, os modelos matemáticos resultantes de problemas dessa natureza são de grande porte. No caso aqui tratado, a matriz de coeficientes do programa linear associado a algumas instâncias dos problemas chega a conter dezenas de milhões de colunas. Todos os algoritmos propostos para a solução do problema foram implementados e testados sobre dados reais obtidos junto à empresa em questão. A análise dos resultados computacionais mostra que foi possível obter soluções de excelente qualidade em um tempo de computação adequado para as necessidades da empresa. Em particular, para o subproblema de scheduling, foi possível comprovar que as soluções obtidas são ótimas (AU)

Processo FAPESP: 98/05999-4 - Problemas de escalonamento no transporte coletivo: programação por restrições e outras técnicas
Beneficiário:Tallys Hoover Yunes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado