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Por uma dramaturgia nacional-popular: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964)

Texto completo
Autor(es):
Rafael de Souza Villares
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Larissa de Oliveira Neves; Maria Silvia Betti; Carlos Eduardo Jordão Machado
Orientador: Larissa de Oliveira Neves
Resumo

Oduvaldo Vianna Filho é reconhecidamente um dos dramaturgos brasileiros de maior relevância da década de sessenta e setenta. Em sua obra buscou retratar o panorama político nacional, refletindo sobre questões como o imperialismo norte-americano, o papel da militância, a realidade do operariado e do camponês, a universidade, enfim, temáticas que, apesar de serem classificadas como "datadas", ainda hoje geram controvérsias. Dessa forma, esta dissertação de mestrado buscou aprofundar os estudos sobre a obra de Vianinha, tendo como foco central a análise das seguintes peças: A mais-valia vai acabar, seu Edgar; Brasil versão brasileira; O Auto dos 99%; Quatro quadras de terra e Os Azeredos mais os Benevides, produzidas pelo dramaturgo no período em que esteve vinculado ao Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). As análises foram realizadas com base nas obras de alguns teóricos que exerceram influências sobre o trabalho de Vianinha como, por exemplo, Bertolt Brecht, Erwin Piscator dentre outros. Sendo assim, foram utilizados os conceitos de teatro épico, teatro de revista e agitprop, fundamentais para a compreensão das peças. O resultado deste trabalho visa demonstrar que as obras dramáticas em questão possuem valor artístico e não apenas histórico, social ou político. (AU)

Processo FAPESP: 10/03694-5 - Por uma dramaturgia nacional-popular:o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964)
Beneficiário:Rafael de Souza Villares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado