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Do discurso da Educação Fisica

Texto completo
Autor(es):
Claudia Maria Guedes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Data de defesa:
Membros da banca:
Wagner Wey Moreira; Eustaquia Salvadora de Sousa; Geraldo Di Giovanni; Silvana Venancio; Edison de Jesus Manoel
Orientador: Wagner Wey Moreira
Resumo

Este estudo procurou investigar o significado do termo Educação Física através dos discursos existentes na área. Para isso, foi estruturado um primeiro capítulo que trata de um breve histórico da discussão ¿disciplina acadêmica x profissão¿. O segundo capítulo, tem o objetivo de esclarecer o entendimento do discurso como um fenômeno da comunicação humana. O terceiro capítulo apresenta os detalhes da abordagem metodológica de caráter qualitativo utilizada. O quarto capítulo demonstra as descrições, análise e interpretação dos dados, quadros nomotéticos, apresentação dos resultados da pesquisa, e, também duas propostas que perspectivam a mudança de nomenclatura e estrutura curricular acadêmica com princípios básicos de uma orientação no campo de conhecimento, sendo ela: - A Motricidade Humana a partir da iniciativa de Sérgio (1987) e Cinesiologia a partir de Tani (1996). A conclusão deste estudo mostra que o significado do termo Educação Física está diretamente associado a quatro coisas distintas porém complementares: - Componente curricular, área do conhecimento, preparação profissional e profissão (AU)

Processo FAPESP: 96/00574-0 - Educação Física e pós-modernidade: instauração, efetivação ou superação do caos
Beneficiário:Claudia Maria Guedes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado