Busca avançada
Ano de início
Entree


Analise fotoelastica da distribuição de tensões produzida na mandibula pela simulação do esforço mastigatorio em sobredentaduras muco-dento-suportadas e protese total

Texto completo
Autor(es):
Marcos Andre Kalabaide Vaz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Altair Antoninha Del Bel Cury; Celia Marisa Rizzatti Barbosa; Wellington Cardoso Bonachela
Orientador: Altair Antoninha Del Bel Cury
Resumo

Este estudo verificou a distribuição dos esforços mastigatórios em mandíbulas sob próteses do tipo sobre dentaduras e prótese tota1. Foram confeccionadas 3 mandíbulas em material fotoelástico, obtidas pela moldagem de uma mandíbula humana desdentada pela técnica da dupla impressão. Os moldes foram preenchidos com resina fotoelástica PLM-4 (Photolastic lnc., Raleigh, USA) na fase fluída, no interior de um fomo à uma temperatura de 105°C, onde após o processo de polimerização foram obtidas as peças fotoelásticas. Variou-se a disposição dos pilares radiculares nas mandíbulas, dividindo-as em 3 grupos: grupo l, a mandíbula não apresentava raízes suportes, sendo este o grupo controle; grupo II, raízes dispostas bilateralmente na arcada dentária correspondendo as raízes dos dois caninos; e grupo III, raiz de um canino e de um molar dispostos no mesmo hemi-arco, de maneira unilateral. Foram confeccionadas prótese total convencional e sobredentaduras, respectivamente sobre estas mandíbulas as quais ocluíam em um modelo padrão de resina acrílica termopolimerizável (Artigos Odontológicos Clássico Ltda, SP) montado em articulador semi-ajustável para a aplicação do carregamento (20 N). Após o congelamento das tensões, as peças foram cortadas em sua linha mediana e analisadas em um polariscópio de transmissão (Série 060, Photolastic Inc., Raleigh, USA). A leitura dos resultados foi realizada no polariscópio de transmissão pela análise das franjas fotoelásticas, obtendo-se valores numéricos de Ordem de Franja para cada ponto marcado previamente nas peças. Concluiuse que: 1) Os três modelos fotoelásticos testados apresentaram diferentes padrões de distribuição de tensão. 2) A mandíbula do grupo l concentrou mais tensões na região de rebordo. 3) A mandíbula do grupo II apresentou a melhor distribuição das tensões quando comparado com os outros grupos. Pois, além de concentrar a tensão no ápice dos dentes pilares, minimizou sua concentração por toda região desdentada da arcada. 4) No grupo III houve uma maior concentração dos esforços tanto nos ápices radiculares como na região intermediária desdentada (AU)

Processo FAPESP: 95/01678-0 - Analise dos esforcos mastigatorios em overdentures atraves da resina fotoelastica estudo in vitro.
Beneficiário:Marcos Andre Kalabaide Vaz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado