Busca avançada
Ano de início
Entree


O desvendar do grande livro da natureza: as praticas geocientificas no Brasil colonial por meio de um estudo da obra mineralogica e geologica do cientista brasileiro José Vieira Couto, 1798-1805

Texto completo
Autor(es):
Clarete Paranhos da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa; Maria Amélia Mascarenhas Dantes; Maria Rachel de G. Froes da Fonseca
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Resumo

A década de 80 assistiu a um verdadeiro movimento de renovação na historiografia das ciências na América Latina. Impulsionados por um novo olhar teórico-metodológico que enxergava a ciência não como uma entidade abstrata e universal, mas como prática inseri da em um tempo e em um espaço concretos, historiadores começaram a inventariar as atividades científicas praticadas no continente desde os tempos coloniais, colocando-se em oposição a historiografia tradicional cuja visão eurocêntrica sempre olhara a América Latina como um imenso vazio científico. De acordo com esta postura renovada, este trabalho visa contribuir à História Geral e à História Científica do Brasil na medida em que é um resgate contextualizado de um cientista e de sua obra. Por ser contextualizado, este resgate permite compreender o momento histórico e científico onde o cientista e sua obra estavam inseridos. O cientista em questão é o mineralogista brasileiro José Vieira Couto (1752-1827), cujos trabalhos no campo da Mineralogia e da Geologia constituem fonte empírica que evidencia como a Terra era investigada em fins do século XVIII e início do século XIX. José Vieira Couto pesquisou na Capitania de Minas Gerais entre os anos de 1798 e 1805. Estas pesquisas deram origem a quatro Memórias, como eram denominados os textos científicos do período. Esta dissertação apresenta uma análise destes textos por meio de um intercruzamento com o contexto histórico e científico do momento de sua produção e tem como um dos principais objetivos mostrar como se deram as práticas geocientíficas no contexto colonial (AU)

Processo FAPESP: 97/06842-9 - As atividades cientificas no brasil colonial: um estudo da obra minerologica de jose vieira couto, na transicao do seculo xviii para o seculo xix.
Beneficiário:Clarete Paranhos da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado