Busca avançada
Ano de início
Entree


Analise de traço com geração de diagnostico para testes de comportamento de uma implementação de protocolo de comunicação em presença de falhas

Texto completo
Autor(es):
Marcio Roberto Stefani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Eliane Martins; Ana Maria de Alencar Price; Ricardo de Oliveira Anido; Tomasz Kowaltowski
Orientador: Eliane Martins
Resumo

Uma dificuldade comum aos testes de software é o problema do oráculo: como determinar se os resultados dos testes estão corretos? O oráculo é um mecanismo que analisa os resultados dos testes com base numa referência para o comportamento do softwvare. Essa referência precisa ser a mais confiável possível. Neste trabalho foi desenvolvido um método de análise de resultados para testes de comportamento e testes por injeção de falhas por software aplicados à uma implementação de protocolo de comunicação. Para representar o comportamento do protocolo, utilizou-se um modelo baseado em máquina finita de estados estendida. Foi desenvolvido também o projeto de uma ferramenta que coloca esse método em prática. Essa ferramenta de análise de resultados deve ser incorporada ao A TIFS, um Ambiente integrado de Testes baseado em Injeção de Falhas por software. O mecanismo de análise de resultados é um analisado r de traço de execução. Um traço é um histórico da execução dos testes. Com base no modelo do comportamento e no traço de execução, o analisador de traço produz as seguintes saídas: veredictos sobre as saídas produzidas por uma implementação sob teste, diagnósticos de erros e informações sobre a ativação de mecanismos de detecção de erros e tolerância a falhas. (AU)

Processo FAPESP: 95/08927-6 - Geracao de um oraculo para um ambiente de testes baseado em injecao de falhas por software.
Beneficiário:Marcio Roberto Stefani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado