Elementos da Dança como Linguagem: "no Singular" de Henrique Rodovalho
Rede interdisciplinar de semiótica de música, a intersemiose entre a música e a dança
Rede interdisciplinar de semiótica da música, a intersemiose entre a música e a dança
![]() | |
Autor(es): |
Henrique Rochelle
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2014-01-28 |
Membros da banca: |
Cássia Navas Alves de Castro;
João Batista Freitas Cardoso;
Holly Elizabeth Cavrell
|
Orientador: | Cássia Navas Alves de Castro |
Resumo | |
A Dança pode ser tomada e estudada como linguagem a partir da compreensão expandida desse termo, tendência presente mesmo nos estudos linguísticos, ao priorizar a comunicação como característica principal das linguagens. Estudar a organização particular dessa linguagem, suas formas de apresentação e configuração para a transmissão de conteúdos é uma forma de desvendamento desse sistema, que é bastante referido, mas não descrito, nem tampouco investigado nas pesquisas teóricas acerca dessa arte. Ao se propor à possibilidade de tratar todos os sistemas comunicativos e linguagens, a Semiótica oferece um edifício teórico abrangente, que permite o trabalho com os conteúdos da Dança a partir do estudo e aproximação de suas características à ciência dos signos, oferecendo paralelos que revelam as particularidades dos signos construídos e compreendidos através dos espetáculos de dança. Neste estudo, a pesquisa teórica se alimenta da verificação a partir de um objeto prático, aqui projetado na obra do coreógrafo Henrique Rodovalho para a Quasar Cia de Dança, companhia que ajudou a fundar e que apresenta o desenvolvimento de suas propostas de comunicação, aqui tratadas na concretude de seu espetáculo no Singular (2012). Esse confrontamento permite elencar e justificar alguns elementos da dança como linguagem, em suas situações de ocorrência, revelando as particularidades da comunicação realizada pela Dança, tais como as classes de signos envolvidas nesse processo e as microestruturas de organização interna desses signos, que são apresentadas tanto a partir do desenvolvimento teórico, como a partir do trabalho com o exemplo prático, com a identificação desses elementos nas situações em que se apresentam (AU) | |
Processo FAPESP: | 11/14931-0 - Elementos da Dança como Linguagem: "no Singular" de Henrique Rodovalho |
Beneficiário: | Henrique Rochelle Meneghini |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |