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Imaginario infantil e desenho animado no cenario da mundialização das culturas

Autor(es):
Juliane Di Paula Queiroz Odinino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP. , ilustrações.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
José Mario Ortiz Ramos; Marcius Freire; Paulo Alexandre Cordeiro Vasconcelos
Orientador: José Mario Ortiz Ramos
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Sociologia
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; Od3i; Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Biblioteca Prof. Dr. Octavio Ianni; T/UNICAMP; Od3i
Resumo

A pesquisa recorre, primordialmente, a um estudo dos desenhos animados dirigidos para o público infantil, a partir do momento em que assim configuram-se dentro do contexto contemporâneo da globalização das sociedades. O foco encontra-se numa tentativa de exponenciar o tipo de cultura infantil que se destacou historicamente através deste tipo de linguagem, compreendida como parte da cultura de massa e, portanto, movidapelo consumo e pela audiência dos públicos ditos globais. Sua trajetória revela que tiveram uma influência sobretudo marcada pela cultura norte-americana e, em um segundo momento, também pela produção japonesa. Permeiam a discussão as mediações interpostas pela mundialização das culturas, a noção de infância privilegiada neste contexto e, finalmente, a constituição do imaginário infantil pela cultura de massa. A pesquisa empírica consiste na análise de dois desenhos animados que se destacam neste sentido: Pokémon e Meninas Super Poderosas (AU)

Processo FAPESP: 01/13469-0 - A constituição do imaginário do público infantil brasileiro no processo de mundialização das culturas
Beneficiário:Juliane di Paula Queiroz Odinino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado