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Estratégias de prevenção e contenção do bullying nas escolas : as propostas governamentais e de pesquisa no Brasil e na Espanha

Texto completo
Autor(es):
Loriane Trombini Frick
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Divino José da Silva; Maria Cristina Del Barrio Martinez; Patrícia Unger Raphael Bataglia; Raul Aragão Martins
Orientador: Maria Suzana De Stefano Menin; Luciene Regina Paulino Tognetta
Resumo

A presente tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, encontra-se vinculada à linha de pesquisa "Processos Formativos, Diferenças e Valores" e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - FAPESP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com bolsa de "Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE". Teve como objetos de análise as ações de prevenção e contenção do bullying propostas por pesquisadores e pelas instâncias governamentais, no Brasil e na Espanha. Os objetivos do trabalho foram, além de investigar as propostas de prevenção e contenção para o bullying encontradas nesses países, analisá-las e investigar as proximidades e distanciamentos entre elas. Procurou-se refletir, também, sobre as possibilidades de adequação das proposições antibullying da Espanha ao Brasil. Constitui-se num estudo descritivo e exploratório de caráter qualitativo e teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A literatura analisada consistiu-se de teses, dissertações e artigos nos dois países (do Brasil: três teses, 17 dissertações e seis artigos; da Espanha: 21 artigos) e nela descrevemos e analisamos o desenvolvimento de estratégias antibullying de vários tipos e alcances. As sugestões da literatura brasileira são mais relacionadas à promoção de ações de informação, sensibilização e conscientização que incidem nas relações interpessoais de modo mais amplo, como fomentar a vida democrática, a cooperação, as relações de amizade e o apoio no ambiente escolar... (AU)

Processo FAPESP: 12/01533-0 - Estratégias de prevenção e contenção do bullying nas escolas - as propostas governamentais e de pesquisa no Brasil e na Espanha
Beneficiário:Loriane Trombini Frick
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado