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A canção oculta: um estudo sobre a Vanguarda Paulista

Texto completo
Autor(es):
Anája Souza Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Franca. 2016-07-01.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca
Data de defesa:
Orientador: José Adriano Fenerick
Resumo

Entre os finais da década de 1970 e meados de 1980 os bairros Vila Madalena e Pinheiros, em São Paulo, foram palco do surgimento de uma cena musical que foi nomeada pela imprensa da época, principalmente, como Vanguarda Paulista. Neste trabalho buscamos compreender de que maneira um grupo de (amigos) músicos encontrou-se na capital paulista e forjou uma estrutura de sentimento pautada sobre hábitos e valores legados por uma vivência contra cultural, a qual se expressou no comprometimento com o novo, em termos de esteticamente artísticos, e numa atitude crítica frente à lógica de produção da indústria fonográfica. A partir do enfoque sobre os discos Como Essa Mulher (Lira Paulistana, 1984) de Hermelino Neder, Sonora Garoa (1983, RCA) de Passoca e Outros Sons (Voo Livre, 1982) de Eliete Negreiros, visamos compreender de que modo essas obras são portadoras de projetos estéticos individuais e muito distintos entre si, mas que também podem ser lidos como vestígios de um projeto estético/político construído coletivamente por aqueles músicos que protagonizaram a Vanguarda Paulista (AU)

Processo FAPESP: 13/03886-0 - A Canção Oculta: O Lado B da Vanguarda Paulista (1979-1986)
Beneficiário:Anaja Souza Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado