Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudos morfológicos, histoquímicos e ultraestruturais do tubo digestivo de três espécies do gênero Leporinus (Characiformes, Anostomidae)

Texto completo
Autor(es):
Renata Alari Chedid
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura.
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Terezinha Siqueira Bombonato; Rita Luiza Peruquetti; Maíra Aparecida Stefanini; Luciene Patrici Papa
Orientador: Carlos Alberto Vicentini
Resumo

Este trabalho descreveu o tubo digestivo Leporinus elongatus, L. macrocephalus e L. obtusidens, por meio de estudos anatômicos, histológicos, histoquímicos e ultraestruturais. Fragmentos de esôfago, estômago e intestino foram destinados para rotinas morfológicas, histoquímicas de mucossubstâncias e citoquímica para detecção de fosfatase alcalina. A estrutura do tubo digestivo das três espécies estudadas estava composta por esôfago curto, estômago cecal em formato de Y e intestino enovelado com pregas circulares relacionadas ao aumento do tempo de passagem do alimento. Cecos pilóricos foram observados no intestino anterior, associados à digestão e aumento da superfície de absorção. O esôfago apresentou epitélio estratificado pavimentoso, composto por células epiteliais e células caliciformes. As células epiteliais voltadas para o lúmen esofágico apresentaram microssaliências digitiformes na membrana plasmática apical, associadas a proteção e ancoragem de mucossubstâncias. As células caliciformes apresentaram citoplasma repleto de grânulos de secreção com eletrondensidades diferentes. Os grânulos foram compostos por mucossubstâncias neutras e ácidas em diferentes intensidades dependendo da região do órgão observada e da espécie estudada. Em L. macrocephalus foram encontrados botões gustativos na região anterior do esôfago, importantes para o paladar e seleção do alimento. O estômago foi dividido em regiões cárdica e fúndica glandulares e região pilórica aglandular com presença de esfíncter pilórico. O epitélio de revestimento gástrico apresentou-se simples colunar com mucossubstâncias apicais neutras relacionadas a proteção da mucosa contra os sucos gástricos. O intestino apresentou epitélio simples colunar composto principalmente por enterócitos com microvilosidades apicais que diminuíram em altura na direção posterior, e células caliciformes que aumentaram em número na... (AU)

Processo FAPESP: 12/17810-2 - Estudos morfológicos, histoquímicos e ultraestruturais do tubo digestivo de espécies do gênero Leporinus (Characiformes, Anostomidae)
Beneficiário:Renata Alari Chedid
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado