Busca avançada
Ano de início
Entree


Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Bezerra de Morais
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2017-03-28.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Antonio Vicente Marafioti Garnica
Resumo

A intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas. (AU)

Processo FAPESP: 14/05379-0 - Formação de professores de matemática no estado do Rio Grande do Norte: mapeando história(s)
Beneficiário:Marcelo Bezerra de Morais
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado