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O Facebook enquanto ferramenta no planejamento cultural: uma análise comportamental de interações na página da prefeitura de Curitiba

Texto completo
Autor(es):
Heitor Marques Miranda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2017-11-28.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Kester Carrara
Resumo

A relação entre a Análise do Comportamento (AC) e a tecnologia não é uma novidade. Skinner desde o início se aproveitou dessa relação para desenvolver soluções criativas, que moldaram os rumos da ciência por ele estudada. Skinner também sempre evidenciou a necessidade de que os analistas do comportamento se engajem em questões sociais e culturais, porém, até recentemente, esse foi um campo relativamente negligenciado pela maioria dos pesquisadores da área. Aos que assumem tal desafio, se apresentam discussões no sentido de apontar a necessidade de soluções para os problemas sociais que envolvam tendências tecnológicas e que não se limitem tanto por questões espaciais e temporais. Nesse sentido se inserem as redes sociais. O número de usuários dessas redes é cada vez maior, assim como o tempo que eles passam conectados. O presente estudo busca apresentar o Facebook como uma ferramenta útil para o planejamento cultural, a partir de 1) análises quantitativas do número de curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como da forma de apresentação do conteúdo das publicações e 2) análises qualitativas de publicações e comentários observados na página da Prefeitura de Curitiba, pautadas no conceito de contingência de três termos. Através das análises foi possível apontar o uso da rede social como ferramenta que pode colocar os cidadãos em contato com os efeitos coletivos e de longo prazo de seus comportamentos, estabelecer regras e especificar contingências, e possibilitar que os cidadãos participem do debate sobre políticas públicas. Por fim, são apontadas algumas estratégias observadas na página da prefeitura e na literatura que podem ampliar o alcance do planejamento cultural. (AU)

Processo FAPESP: 15/12096-8 - O Facebook enquanto ferramenta no planejamento cultural: uma análise comportamental das interações entre usuários da rede social
Beneficiário:Heitor Marques Miranda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado