Busca avançada
Ano de início
Entree


Controle endócrino e molecular envolvidos na espermatogênese de zebrafish (Danio rerio): efeitos dos hormônios corticoides e tireoidianos

Texto completo
Autor(es):
Aldo Tovo Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 2018-08-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Rafael Henrique Nóbrega; Emanuel Ricardo Monteiro Martinez
Resumo

Diversas pesquisas deixam claro que os hormônios do metabolismo como o cortisol e hormônios tireoidianos (HTs, T3 e T4) podem influenciar a reprodução de peixes diretamente afetando hormônios do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, ou indiretamente por diferentes mecanismos. Embora os efeitos do cortisol na reprodução tenham sido estudados extensivamente, os efeitos diretos à nível gonadal receberam menos atenção nesse processo. Em relação aos HTs, estudos mostram uma correlação positiva entre HTs e o status reprodutivo, onde os HTs são frequentemente associados com o desenvolvimento testicular, crescimento e maturação. O objetivo desta tese foi estudar os efeitos do cortisol e HTs na espermatogênese de zebrafish utilizando cultura de órgãos ex vivo. Foram avaliados a proliferação de células germinativas, quantificação de cistos germinativos, liberação de andrógenos (ELISA) e expressão de genes testiculares. O cortisol tem um efeito positivo na espermatogênese estimulando a diferenciação de células germinativas e aumentando a quantidade de espermatozoides no lúmen, de forma independente de andrógeno. O T3 afetou a expressão de genes expressos em células germinativas, enquanto o T4 não alterou a expressão destes genes. Além disso, os estudos in vivo mostraram que o metimazol aumentou a área ocupada pelas espermatogônias do tipo A e tipo B, enquanto que a área do lúmen e a quantidade de espermatozoides reduziram significativamente, sugerindo que o hipotireoidismo induzido prejudica a meiose, além de modular a expressão de genes nas células de Sertoli e Leydig. (AU)

Processo FAPESP: 14/16280-5 - Controle endócrino e molecular envolvidos na diferenciação gonadal de zebrafish (Danio rerio)
Beneficiário:Aldo Tovo Neto
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado