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A crítica como metodologia e análise da recepção na dança

Texto completo
Autor(es):
Henrique Rochelle
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Cássia Navas Alves de Castro; Ana Beatriz Fernandes Cerbino; Juliana Martins Rodrigues de Moraes; Holly Elizabeth Cavrell; Ana Maria Rodriguez Costas
Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
Resumo

O estudo aqui desenvolvido discorre acerca de aspectos do fenômeno da recepção na dança e sua presença e construção em textos de crítica. Inicialmente, uma investigação teórica permite situar as possibilidades de metodologia de discussão da crítica, através de seus paralelos com outras formas de produção textual sobre as obras de dança, mas também a partir de investigações que emprestam conceitos dos estudos da linguagem e da semiótica para identificar as estruturas que operam a associação promovida entre a dança e seu público como uma associação similar àquela causada pela crítica entre seus leitores e as obras que ela discute. Assim, localizando a atividade crítica enquanto uma das etapas dos processos de recepção na dança, esse tipo de produção pode ser entendido através de uma característica funcional primordial de mediação, que se estabelece, através do autor do texto, entre seus leitores e a dança, a partir da apresentação e discussão de alguns dos elementos e das operações envolvidas no processo de produção e de compreensão da crítica ¿ notadamente suas formas de Descrição, Contextualização, Interpretação e Avaliação das obras, que determinam os meios pelos quais a crítica pode criar os efeitos de Prolongamento e de Distanciamento da experiência estética do seu leitor. Para ilustrar a discussão teórica, são desenvolvidas duas análises distintas, que se pautam em um corpus de exemplos de textos de crítica de dança para neles identificar como se apresentam, como se organizam, como funcionam e como interagem os processos teoricamente evidenciados pela pesquisa, de forma a demonstrar a presença e o funcionamento desses dados processos em três instâncias: na produção da crítica, na recepção da crítica, e na construção da recepção das obras de dança através dos textos de crítica. Evidencia-se, então, que o fenômeno de mediação operado pela crítica é retroalimentado: sendo construído pela recepção das obras, ao mesmo tempo em que ele próprio atua como agente na construção da recepção (AU)

Processo FAPESP: 13/18704-4 - Recepção na dança como linguagem: metodologia e análise
Beneficiário:Henrique Rochelle Meneghini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado