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Regimes de produção e circulação imagética no Território Indígena do Xingu

Texto completo
Autor(es):
Luiza de Paula Souza Serber
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Roberto Guerreiro Júnior; Joana Cabral de Oliveira; André Guimarães Brazil
Orientador: Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Resumo

Nas últimas três décadas, temos testemunhado a apropriação de tecnologias audiovisuais por diversos povos indígenas ao redor do globo, que as têm mobilizado enquanto estratégia de resistência política e cultural. No Brasil, assistimos hoje a um pulsante processo de transformação na relação dos indígenas com a linguagem audiovisual que é, na presente pesquisa, observado entre diferentes povos do Território Indígena do Xingu (TIX). As reflexões aqui desenvolvidas ancoram-se na análise etnográfica de dois campos empíricos distintos que, a despeito de seus entrecruzamentos, parecem configurar diferentes regimes de produção e circulação imagética operantes nas aldeias da região. O primeiro deles é descrito a partir de uma oficina de formação audiovisual oferecida pela ONG Instituo Catitu, que se singulariza pelo seu foco na capacitação de mulheres indígenas (na oficina analisada, mulheres Ikpeng e Kawaiweté). O segundo, é descrito a partir da realização do Quarup, emblemático ritual funerário alto-xinguano. Por meio da observação destes cenários, sugere-se que hoje se desenha no TIX uma intrincada paisagem midiática que compõe-se tanto por formas mais "institucionalizadas" de produção audiovisual quanto por formas mais "difusas". Em outras palavras, a produção audiovisual xinguana, antes dependente dos recursos e da atuação de organizações externas às comunidades, hoje "transborda": vem encontrando seus próprios modos de capacitação e produção, assumindo sua própria linguagem e forma estética e, também, criando seus próprios meios de circulação e recepção (AU)

Processo FAPESP: 15/21031-7 - Regimes de produção e circulação imagética no território indígena do Xingu
Beneficiário:Luiza de Paula Souza Serber
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado