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Virtual texturing of lightweight crankshafts

Texto completo
Autor(es):
Jonatha Oliveira de Matos Reis
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Lúcio Bittencourt; Gregory Bregion Daniel; Francisco José Profito
Orientador: Marco Lúcio Bittencourt
Resumo

Em 2009, 56 milhões de litro de combustível foram gastos com o atrito em motores de combustão, sendo os mancais responsáveis por cerca de um quarto dessa perda. Essa pesquisa tem o objetivo de modelar numericamente os mancais de um virabrequim com alívio de peso, estudando os efeitos que a texturização superficial desses mancais pode ter no seu desempenho e focando em reduzir o atrito deste componente. Uma revisão bibliográfica foi realizada, tratando da texturização superficial, dos regimes de lubrificação e aspectos de rugosidade, contato de superfícies e temperatura. Um programa de computador foi desenvolvido para estudar o comportamento de um mancal carregado dinamicamente, levando em conta efeitos de rugosidade, contato de asperezas, efeitos térmicos e texturização superficial. Simulações foram realizados no mancal de um virabrequim com alívio de peso, aplicando diferentes designs de textura à sua superfície. Os resultados mostraram que é possível reduzir o coeficiente de atrito hidrodinâmico médio e máximo destes componentes, mas alguns designs de texturas tendem a aumentar a pressão no fluido lubrificante, especialmente se forem levados em conta os efeitos térmicos (AU)

Processo FAPESP: 15/16470-1 - Texturização virtual de mancais de virabrequins leves
Beneficiário:Jonatha Oliveira de Matos Reis
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado