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The musical piece as an instance: essays in computer-assisted musical analysis = A peça musical como uma instância: ensaios acerca da análise musical assistida por computador

Texto completo
Autor(es):
Charles de Paiva Santana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Silvio Ferraz de Mello Filho; Denise Hortencia Lopes Garcia; Gérard Assayag; Didier Jean Georges Guigue
Orientador: Jônatas Manzolli
Resumo

A partir de uma interpretação musicológica do conceito científico de "modelagem e simulação", esta tese apresenta uma abordagem para a análise musical assistida por computador onde partituras são reconstruídas a partir de processos algorítmicos e então simuladas através do uso de diferentes valores paramétricos resultando na geração de variações chamadas "instâncias". Investigar uma obra musical empregando "modelagem e simulações" significa buscar a sua compreensão através da uma atividade "recomposição", aproximando assim perspectivas analíticas e criativas. Esta abordagem foi aplicada em três casos de estudo: uma técnica isolada, a "multiplicação de acordes" usada pelo compositor francês Pierre Boulez (1925-2016) que foi explorada através do prisma formado pelas teorias de H. Hanson, S. Heinemann e L. Koblyakov e sua respectiva implementação computacional; a peça "Spectral Canon for Conlon Nancarrow" (1974) escrita pelo compositor americano James Tenney (1934-2006) na qual a simulação computacional a partir de diferentes valores paramétricos é levada às últimas consequências quando um "espaço de instâncias" é criado e estratégias de visualização são esboçadas; e por último a peça Désordre (1985), o primeiro estudo para piano escrito pelo austro-húngaro György Ligeti (1923-2006) onde os conceitos de "tonalidade combinatória" e "decomposição de um número inteiro (duração) em dois primos" são usados para maximizar o potencial de gerar diferentes variações através do respectivo modelo computacional (AU)

Processo FAPESP: 14/08525-8 - A peça musical como evento de um sistema complexo aberto e modelizável
Beneficiário:Charles de Paiva Santana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado